Canil Municipal de Jaú adere ao adestramento positivo para cães antes da adoção
- Isabela Tesser
- 2 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de mai. de 2023
Por Isabela Tesser
O adestramento de cães é um treinamento contínuo que visa desenvolver habilidades do pet para o melhor entendimento de comandos ou para modificar determinados comportamentos. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Pet Brasil, levantados pelo IBGE, em 2018 o Brasil contabilizava 54,2 milhões de cães de estimação. Dados que confirmam a busca das famílias por um animal de estimação para companhia e a necessidade dos adestramentos.
Apesar de a cada ano crescer o número de pets que são adotados, cerca de 30 milhões de animais, sendo aproximadamente 20 milhões de cães, estão abandonados segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, cerca de 60% dos animais são vítimas de maus-tratos e 40% são resultados do abandono. No Brasil, quase 185 mil animais são resgatados por ONG’s.

Crédito imagem: Prefeitura Municipal de Jaú
O Canil Municipal, localizado na cidade de Jaú, interior de São Paulo, resgata, em média, de 6 a 10 animais por mês. Porém, há meses em que nenhum pet é adotado. “Geralmente, quando doamos mais animais no mês são filhotes de cães ou gatos. Os adultos são mais difíceis de serem adotados por falta de conhecimento das pessoas, pois um animal adulto já possui tamanho e personalidade definidos, diferente de um filhote que o pai é desconhecido e a personalidade não está formada”, explica a funcionária pública do Canil, Bruna Carmona.
Pensando na ideia de haver uma adoção mais eficiente e que as pessoas possam levar para suas casas cães mais controlados e com traumas já trabalhados, o Canil Municipal de Jaú implantou o adestramento positivo, aplicado uma vez por semana nos pets abrigados. Bruna destaca que o adestramento positivo ajuda a trazer a confiança e o autocontrole dos animais que foram abandonados, que passaram por maus-tratos, traumas, ameaças e que perderam a confiança no ser humano. Sendo assim, há um bom convívio com a nova família e rotina, mantendo uma vida mais harmoniosa, com passeios fáceis de serem realizados em família.
A cadelinha Nina, de 11 anos, foi uma das adotados do Canil Municipal de Jaú ainda filhote, pela família do Luciano Tesser, morador da cidade. Nina é SRD, o famoso vira-lata. É dócil, obediente e muito companheira. Luciano relata que a cadelinha nunca passou por adestramento, pois ele a adotou ainda filhote e foi ensinando-a. Mas concorda que "o adestramento é importante para aqueles que passaram por traumas e se sentem com medo de se permitirem ser amados e bem cuidados", finaliza.

Crédito imagem: arquivo pessoal
Comments