top of page

Triglicérides alto: o que são, riscos, diagnóstico e tratamento

Níveis altos de triglicérides podem causar diversos problemas ao organismo


Por Isabela Tesser



Os triglicérides são uma das principais gorduras que servem de energia para o nosso corpo, especialmente para os músculos. Há duas maneiras de adquirir triglicérides: pela alimentação e pela produção do nosso próprio organismo. Para isso, dois tipos de alimentos podem ajudar na produção desses triglicérides: carboidrato simples e os alimentos gordurosos, principalmente os de origem animal, como carnes, leite integral e queijos amarelos.


Apesar de servir de energia para o nosso corpo, os triglicérides, quando em níveis elevados, podem causar diversos problemas. Esse excesso contribui para o entupimento dos vasos sanguíneos, podendo ocasionar infarto e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Também podem estar relacionados com o aumento da pressão arterial.


De acordo com dados da American Heart Association, cerca de 30% da população apresenta taxas elevadas dessa gordura nos vasos sanguíneos, em níveis acima de 150mg/dl. Os níveis elevados de triglicérides, denominado de hipertriglicemia, podem ser decorrentes de causa genética ou de causas secundárias como: consumo de álcool, diabetes tipo 2, obesidade, medicações como corticoides, consumo excessivo de carboidratos, doenças no fígado, tireoide e rins.


Luana de Oliveira e Souza, de 16 anos, faz anualmente exames de rotina e sempre praticou exercícios físicos. Mas, por conta da rotina corrida com os estudos e o trabalho, deu uma pausa. Apesar de jovem, Luana teve seu diagnóstico de triglicérides e colesterol alterados. “O médico disse que esse tipo de fator aconteceu por eu não ter uma alimentação saudável, comer doce excessivamente e ter deixado de praticar atividade física”, relata Luana.


Em 2022, com 77 anos, Antonio Luciano Tesser também foi diagnosticado com nível alto de triglicérides. Ao contrário de Luana, as condições de Antonio são genéticas. “Apesar de eu realizar anualmente exames e ter uma alimentação saudável, o médico me disse que a minha condição é genética. Tanto que meu filho, minha sobrinha e meu neto também têm”.


O diagnóstico de triglicérides alto é realizado através do exame de sangue. No Brasil, esses são os valores referências:

  • Triglicérides normal: abaixo de 150 mg de triglicérides por 100 ml de sangue;

  • Triglicérides moderado: de 150 até 199 mg;

  • Triglicérides alto: acima de 200 mg;

  • Triglicérides muito alto: acima de 500 mg.


Crédito imagem: site Mundo Boa Forma


Níveis acima de 500 mg podem provocar problemas de saúde, como pancreatite e, até mesmo, síndrome da quilomicronemia familiar, caracterizada por uma condição em que o corpo se torna inábil para lidar com o triglicérides. Também é comum que o nível alto de triglicérides seja acompanhado de uma elevação do colesterol, como é o caso da Luana, que chega a ser um pouco mais alterado do que os triglicerídeos.


O tratamento para manter o triglicérides em níveis normais é ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos. É importante, também, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos industrializados.



Crédito imagem: Pinterest


“Depois do resultado do meu exame, fui em uma nutricionista para melhorar minha alimentação e baixar o nível de triglicérides. Estou fazendo uma dieta que não posso ingerir massas, farinha branca e tenho que comer pouco açúcar”, explica Antonio sobre o atual tratamento.

Assim como Antonio, Luana também está fazendo tratamento para normalizar os níveis de triglicérides e de colesterol: “Estou tomando zinco e adaptando minha alimentação aos poucos, incluindo mais alimentos saudáveis e evitando alimentos gordurosos. Nunca fui de comer salada, legumes, mas agora estou incluindo aos poucos. Eu comia muita comida industrializada, frituras e, principalmente, doce.”


Por isso, os exames de rotina são indispensáveis para o bem-estar e para garantir uma qualidade de vida. Eles ajudam avaliar o estado atual de saúde, detectando doenças das quais não apresentam sintomas, como são em alguns casos de triglicerídeos alto, detectados apenas com o exame de sangue de rotina.


Portanto, manter uma alimentação equilibrada, incluindo a prática de exercícios físico na rotina e a realização de exames anuais são ações que evitam o aumento de triglicérides.

Comments


Jornal Central

Este produto foi desenvolvido pelos alunos Alexandre Santos, Ana Paula Rodrigues, Camila Correa, Isabela Tesser, Gabriela de Ângelo e Laura Marcello.

©2023 por Jornal Central. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page