Bauru terá Festival de Inverno 2023
- Camila Correa
- 7 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de jun. de 2023
A Secretaria Municipal de Cultura está promovendo o evento que será realizado entre os dias 30 de junho e 02 de julho, na Sede da Banda e Orquestra Sinfônica Municipais

O "Festival de Inverno" é organizado uma vez ao ano e visa realizar apresentações da Banda e Orquestra com artistas de diferentes estilos musicais, mostrando como o erudito e o popular podem conviver de maneira harmônica e coesa.
Segundo Ricardo Polettini, organizador do evento, a programação completa depende do resultado do edital, que foi encerrado no dia 5 de junho. Ele vai selecionar até três grupos de MPB ou jazz e até três grupos no estilo erudito, entre duos, trios, quartetos ou de formações maiores. Músicos solistas também serão selecionados para participarem do concerto da Banda e Orquestra Sinfônica de Bauru: um pianista, um contrabaixista acústico, dois violoncelistas e um(a) cantor(a) solista.
“A expectativa é levar ao público o trabalho de grupos que se dedicam à música instrumental ou mesmo cantada que, na maioria das vezes, não tem essa oportunidade de apresentar seu trabalho para a comunidade”, destaca Polettini.
Para José Luiz de Oliveira Coltinho, que é funcionário da prefeitura, músico de formação e nas horas vagas ensina música para jovens em comunidades, o festival representa a valorização da produção local e a democratização do acesso da população à cultura musical de forma gratuita.
“O festival é um espaço que representa o encontro dos músicos, ao mesmo tempo que promove conhecimento e trocas de experiência. Na minha opinião, ele poderia ter mais espaço como em outras cidades, por ser tão importante no cenário musical”, explica o músico.
Este ano, por conta da reforma do Teatro Municipal, as apresentações serão realizadas entre os dias 30 de junho e 02 de julho, na Sede da Banda e Orquestra Sinfônica Municipais, na Rua Saint Martin, 15-51.
Por esse motivo, a programação será menor, mas com muita qualidade. É o que explica Devanildo Balmant, regente da Banda: “Esse espaço foi criado para estimular o cenário artístico musical na cidade, estamos felizes em poder participar e dar suporte ao evento que acontece desde 2007. A união, nesse momento, da banda e da orquestra sinfônica é muito interessante, pois com uma agenda diferente, às vezes temos dificuldade de desenvolver projetos juntos. E essa é uma oportunidade única e importante para todos os profissionais da música que estarão participando no dia, com muitas surpresas e convidados especiais”.
Em 2022, o Festival contou com a presença de Nelson Ayres, que é produtor musical, arranjador, instrumentista (pianista), regente e compositor. Um marco para o evento que foi realizado no Vitória Régia.

Sobre a Banda e a Orquestra
De acordo com informações da página oficial da Banda e da Orquestra sinfônica, no site da prefeitura de Bauru, esses são projetos permanentes mantidos pelo município. A Orquestra foi fundada em 2004 e atende jovens estudantes, com idade entre 11 e 25 anos, que recebem bolsas para se dedicarem ao estudo musical. Em 16 anos de existência, a Orquestra já realizou mais de mil apresentações públicas e está sob a regência de Paulo Marcos Gomes Pereira. A Banda, regida por Devanildo Aparecido Balmant, foi criada em 2002. É formada por jovens estudantes a partir dos 11 anos e tem um repertório que contempla músicas eruditas, clássicas, folclóricas, populares e trilhas de filmes.
Mais informações:
Secretaria de Cultura de Bauru - Avenida Nações Unidas, 8-9, Centro
E-mail: acaocultural@bauru.sp.gov.br
Telefone/WhatsApp: (14) 3232-4343
Site: www.bauru.sp.gov.br
Kommentare