top of page

Símbolo de resgate cultural, Botucatu tem primeira pinacoteca do interior

Atualizado: 3 de mai. de 2023

Por Laura Marcello

Pinacoteca de Botucatu fica localizada no centro da cidade (Crédito: Prefeitura de Botucatu)


Símbolo de resgate cultural, Botucatu tem a primeira pinacoteca do interior do estado de São Paulo. Chamada de Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu, abrigou o Fórum de Justiça, construído entre 1918 e 1922 e seu projeto arquitetônico, de estilo neoclássico, assinado pela equipe de Ramos de Azevedo, principal ícone da arquitetura do século XX, e cedido pelo Governo do Estado para a cidade com finalidades culturais e educativas.


O complexo cultural, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, tem várias salas de exposição, auditório, reserva técnica, biblioteca e sedia o MAC (Museu de Artes Contemporânea Itajahy Martins). Recebe exposições em pareceria com o SISEM (Sistema Estadual de Museus), Museu Afro Brasil, ACAM Portinari, Pinacoteca de São Paulo, MIS – Museus da Imagem e do Som, Museu da Imigração de outras Instituições afins e exposições temporárias, de artistas locais e do país inteiro, e projetos de Arte Contemporânea.


O auxiliar administrativo da Pinacoteca, Anselmo Bortoto Ferreira, explicou que os artistas têm autonomia no processo de organização das exposições e que o complexo cultural preza em oferecer experiências aos munícipes e demais visitantes.


"Normalmente os artistas já trazem o seu curador de arte que cuida, seleciona, organiza as obras artísticas, desde a ideia até a execução. Esse processo engloba tanto a concepção da exposição como a sua administração. Quando o artista não tem o seu curador de arte, a equipe da Pinacoteca cuida da curadoria, seleciona, organiza as obras artísticas, desde a ideia até a execução e das etapas de montagem e supervisão das exposições, além da revisão de catálogos de obras. Esse processo engloba tanto a concepção da exposição como a sua administração", afirmou.


"As exposições são conhecidas como uma instalação, visando informar e construir conhecimentos de forma didática e apropriada para, pelo menos, a maior parte de seu público. Procurando trabalhar aspetos cognitivos, emocionais e sensitivos, e não apenas um lugar de transmissão de informação, contribuindo de fato para o desenvolvimento holístico e sensorial de cada visitante, pois algumas exposições apresentam sons e texturas", completou.



Sala à direita do primeiro andar da Pinacoteca de Botucatu (Crédito: Laura Marcello)


Atualmente, a Pinacoteca Fórum das Artes conta com oito exposições sendo cinco na parte interna, duas na parte externa e uma na Galeria Fórum das Artes, um pavimento de 200 m² anexo ao complexo.


São salas de oficinas e uma Biblioteca com livros e catálogos de arte repassado ao Município pela Pinacoteca do Estado de São Paulo e SISEM. Documentos de publicações da Secretaria de Estado da Cultura e da própria pinacoteca, entre outros materiais duplicados que a instituição recebe. A Biblioteca Fórum das Artes será inaugurada na segunda parte do mês de maio.


A secretária de cultura de Botucatu, Maria Cristina Cury, comentou que a cidade vem buscando esse resgate cultural ao longo dos anos e revelou o reconhecimento desse símbolo pelas premiações.


"Botucatu tornou-se, nos últimos anos, uma referência cultural para a Região. Em 2022, recebemos 3 prêmios importantíssimos que revelam esse reconhecimento. O primeiro deles, o Capital Cultural, conquistado perante o Governo de São Paulo, uma vez que concorremos e fomos contemplados em 5 projetos: a Virada Cultural, o Circuito Cultural, +Gestão, Arte Urbana e Tradição.


Por votação, Botucatu também recebeu o prêmio de Top Destino na Categoria de Turismo Cultural, uma vez que a cena cultural na cidade é fortíssima, seja com as exposições na Pinacoteca, seja nas apresentações das Orquestras Sinfônica, Jovem e Filarmônica, assim como da Banda Municipal. Festival de Inverno, Semana Angelino de Oliveira, Festivais de Blues e de Rock atraem visitantes da região", completou.


"Recebemos também o Selo de Responsabilidade Cultural da ANCEC - Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação, por conta da visibilidade das ações culturais na cidade. A Secretaria Municipal de Cultura integra um grupo de gestores da região com pelo menos 15 diferentes cidades. Em encontros mensais debatemos e compartilhamos nossas ações executivas, o que fortalece toda a região. Executamos 100% dos recursos da Lei Aldir Blanc e estamos nos preparando para fazer o mesmo com a Lei Paulo Gustavo, ao contrário de muitas cidades que, infelizmente, não conseguiram se estruturar para isso. Assim, tenho a plena certeza de que Botucatu vivencia um momento de grandes produções artísticas, público presente e reconhecimento regional", concluiu.


Representação da Catedral Metropolitana de Botucatu em miniatura (Crédito: Laura Marcello)


Serviço


Horários da Pinacoteca

Quarta a Sexta-feira

Dás - 8h30 às 17h.

Sábados, Domingos e Feriados

Dás - 11h00 às 17h00.





Comments


Jornal Central

Este produto foi desenvolvido pelos alunos Alexandre Santos, Ana Paula Rodrigues, Camila Correa, Isabela Tesser, Gabriela de Ângelo e Laura Marcello.

©2023 por Jornal Central. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page