top of page

Com a chegada do Outono, instituições promovem campanhas do agasalho em Pirajuí

Atualizado: 3 de mai. de 2023

Projeto Betânia, Lar Irmã Dulce e Prefeitura Municipal dão início às arrecadações visando famílias em desproteção social


Por Alexandre Santos


Após a mudança da estação e a queda das temperaturas, iniciam-se as campanhas para coleta de agasalhos, cobertas, tocas e meias. Com o objetivo de atender famílias em vulnerabilidade, instituições e órgãos municipais se engajam nas arrecadações e pedem a ajuda da população.


O CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) é uma das ferramentas utilizadas pelo Fundo Social de Pirajuí, que realiza o levantamento de dados para a campanha do agasalho de 2023. Segundo os números disponibilizados pela presidente do Fundo Social, Amanda Almeida Fiala, atualmente na cidade existem 8.006 pessoas cadastradas no programa. O número de famílias que necessitam de inclusão em programas de assistência social e distribuição de renda na cidade é de 4.191 pessoas.


''A nossa expectativa é poder atender as famílias que se encontram em desproteção social e abastecer o depósito do Fundo Social, que atua em parceria com a assistência social na oferta de vestuário durante o ano todo'', afirma Amanda.

A campanha do agasalho da Prefeitura Municipal de Pirajuí e do Fundo Social conta com o apoio da Polícia Militar, do Tiro de Guerra 02-029 e a Tríplice. As arrecadações deste ano serão divididas em duas etapas: drive thru e coleta nas residências.


Nos dias 29 e 30 de Abril das 08h às 17h será realizado o Drive Thru no Tiro de Guerra de Pirajuí, um ponto fixo para aqueles que podem levar suas doações. No dia 29, ocorrerá a arrecadação nas residências das 13h às 17h, em todo o município.

Crédito da Imagem: Prefeitura Municipal de Pirajuí.


Além das campanhas temáticas, o Fundo Social também realiza outras ações no Centro de Referência de Assistência Social como o Serviço de Proteção de Atendimento Integral à Família (PAIF); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiências e Idosas. Outras ações de média e alta complexibilidade são:

  • Serviço Especializado em Abordagem Social;

  • Serviço de Proteção Social a Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC);

  • Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua;

  • Serviço de Acolhimento Institucional ''Casa Abrigo'' (Euclides Ferraz de Camargo);

  • Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.


Crédito da Imagem: Fundo Social de Pirajuí.


Outra campanha que é realizada em paralelo é a do Projeto Betânia. Com organização e direção de Cássia Regina da Cruz Silva, desde 2012, vem atuando em causas sociais. A oficial administrativa da Secretaria da Administração Penitenciária iniciou o projeto com a doação de 70 bolas para crianças no bairro Jardim Eudorado. Com a contribuição de amigos e voluntários, Cássia passou a levar almoço de domingo nos bairros, a cada 15 dias.


A partir de 2017, as ações se intensificaram. Além das doações de alimentos, começaram as ações de Natal, distribuição de ovos de Páscoa, varal solidário, corte de cabelo, entre outras. De 2020 em diante, as ações passaram a se tornar cada vez mais recorrentes, aumentando seu alcance. Atualmente, o Projeto Betânia distribui todos os domingos de 350 a 400 marmitas e se sustenta totalmente através de doações.



Crédito da Imagem: Projeto Betânia.


As arrecadações de cobertores, roupas infantis e agasalhos de todos os tamanhos já iniciaram nos postos de coleta: Delta Tecidos, Supermercado Serve Todos 1, Supermercado Atacadão e Supermercado Verpol.


''As famílias que nós atendemos têm de 2 a 5 filhos em média. As doações que recebermos ajudarão muito. E aquilo que não usarmos será partilhado com as outras entidades, assim como eles fazem com a gente. A campanha do agasalho não é só do Projeto Betânia, mas de todas as famílias que precisarem, todo mundo junto'', afirma Cássia.

Crédito da Imagem: Projeto Betânia.


Russlan Neves é um dos voluntários que está atuando na organização da Campanha do Agasalho. Foi o empresário quem teve a ideia de iniciar a ação, em parceria com o projeto. Segundo ele, as expectativas são de uma grande arrecadação:

''O projeto Betânia é um projeto sensacional e grandioso na nossa cidade, ajuda centenas de pessoas. Ele tem os dados das pessoas mais necessitadas, com isso irá realizar a distribuição dos agasalhos da forma mais correta'', afirma.

Crédito da Imagem: Projeto Betânia.


Ao encontro da Campanha da Fraternidade, o Lar Irmã Dulce na Providência de Deus realizou a campanha das meias. A ação, realizada anualmente, tem o objetivo de trazer as práticas do amor e da caridade. Como um gesto concreto, as arrecadações visam um momento de reflexão pessoal.


Os colaboradores da instituição são divididos em grupos e ficam responsáveis pela arrecadação das meias que serão destinadas para os pacientes do Lar. Em um momento de ação de graças, são divulgados quantos pares de meias foram arrecadados e qual foi a equipe campeã. Os que mais coletarem, além de contribuírem com a instituição, recebem um brinde como forma de agradecimento pelo empenho.


Segundo a coordenadora da instituição, Milena Formágio, o gesto está sempre voltado para as necessidades do Lar Irmã Dulce, podendo variar de ano após ano. Já foram realizadas arrecadações de leite, toalha de banho, peças íntimas, entre outros.


"Quando lançamos esta campanha há um mês, tínhamos uma expectativa média, levando em consideração os anos anteriores, de 4 a 5 mil pares de meia. Nós encerramos com o total de 4.299 pares", afirma Milena.


Crédito da Imagem: Lar Irmã Dulce.


Segundo a coordenadora, o impacto da campanha é extremamente importante para a instituição, de caráter humanitário. Por abrigar diversos pacientes com deficiências físicas, no inverno costuma-se colocar as meias não só nos pés mas também nas mãos, o que facilita na qualidade do atendimento e na condição financeira da instituição.


''Se na nossa casa já perdemos nossas meias, imaginem 236 pacientes fazendo pelo menos duas trocas de meias por dia. O volume é muito grande!", afirma a coordenadora.


Crédito da Imagem: Lar Irmã Dulce.


A assistente social que atua na cidade de Pirajuí, Viviane Pereira, afirma que além das campanhas realizadas ao longo do ano, ocorrem no CRAS e no CREAS do município, atividades por meio de reuniões socioeducativas. Quanto ao cenário da vulnerabilidade social em Pirajuí, a assistente social conclui que as famílias diagnosticadas em desproteção e vulnerabilidade social são inseridas em grupos de trabalhos ofertados, em programas sociais e acompanhadas periodicamente pelo serviço social do município. Assim, quem necessitar, pode buscar os serviços do município.


Serviço:

Para atendimentos e dúvidas, entre em contato com o CRAS Pirajuí pelo telefone: (14) 3572-1219. Endereço: Rua Quintino Bocaiuva, 445 – Vila Ortiz – Pirajuí / SP. CEP: 16600-000. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-feira das 08h às 11h e das 13h às 17h.

Comments


Jornal Central

Este produto foi desenvolvido pelos alunos Alexandre Santos, Ana Paula Rodrigues, Camila Correa, Isabela Tesser, Gabriela de Ângelo e Laura Marcello.

©2023 por Jornal Central. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page