top of page

Município de Assis é destaque no Índice de Governança Municipal

Cidade ocupa a sétima posição do Grupo 8


Por Gabriela de Ângelo

Foto: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Assis


A cidade de Assis, que fica há cerca de 177 quilômetros de Bauru, ganhou um destaque no Índice de Governança Municipal, conhecido como "IGM-CFA". Fundado em 2016, esse índice se baseia numa métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três tópicos: finança, gestão e desempenho.


O Município aparece no ranking de 2023 como 7º colocado no Grupo 8, que consiste nos municípios com mais de 100 mil habitantes e que possuem o PIB Per Capita acima de R$32.336. Houve uma melhora significativa: o lar dos assisenses subiu 11 posições desde a relação de 2020, na qual Assis estava na 18ª posição, nesse mesmo grupo. Confira o ranking completo através do link: https://igm.cfa.org.br/bi/


O prefeito da cidade, José Fernandes, afirma estar contente com esse destaque, pois é uma pesquisa que mede a qualidade de vida de seus moradores. “É uma análise de tudo, seja na área ambiental, esportiva, cultural, saúde, educação. É o que eu sempre digo: com trabalho em equipe, os resultados aparecem.”


José está em seu segundo mandato e faz questão de ressaltar que continuará trabalhando em todas as áreas da cidade até o fim de seu governo, e que os resultados poderão ser vistos nos próximos meses.


“Nós não vamos parar um dia, em nenhum momento. Vamos trabalhar até o dia 31 de dezembro de 2024. Se pegarmos a região do Rio Paranapanema, a cidade com a melhor gestão é Assis. Isso não veio por um acaso, veio por um trabalho no primeiro e no segundo mandato. Ano que vem queremos chegar perto dos primeiros lugares. Assis hoje é referência, uma cidade polo, que atrai investimentos, empresas, capital e grandes grupos econômicos”, ele diz.


O prefeito se orgulha em dizer que a cidade hoje está em “outro patamar” e que hoje os seus moradores podem se orgulhar em dizer que moram numa cidade na qual os índices de governança são iguais aos de Curitiba, Chapecó, Varginha, que são cidades referência. Também faz questão de lembrar que todos os projetos da cidade, em todas as áreas do município, não seriam possíveis sem os secretários e os funcionários da prefeitura Municipal.


“Nossa cidade está bonita, bem cuidada, a saúde e a educação estão funcionando com excelência. Estamos trabalhando muito nas coletas de lixo, inclusive analisando a implantação de uma nova metodologia de coleta. Estamos consertando pontes, reconstruindo ruas. Na saúde, estamos com 5 projetos, que somando totalizam cerca de 10 milhões de reais investidos, gerando renda e empregos à população. Eu enxergo essa classificação como um prêmio ao nosso trabalho em equipe, à nossa gestão.”


Confira o ranking das 10 cidades mais bem colocadas no Grupo 8 dos municípios com mais de 100 mil habitantes no Índice de Governança Municipal e seus respectivos IGM:


1º – São Bernardo do Campo: IGM: 8,56; 2º – Indaiatuba: IGM: 8,42; 3º – Jundiaí: IGM: 8,34; 4º – São José dos Campos: IGM: 8,16; 5º – Chapecó: IGM: 8,13; 6º – Varginha: IGM: 8,03; 7º – ASSIS: IGM: 7,96; 8º – Curitiba: IGM: 7,87; 9º – Blumenau: IGM: 7,85; 10º – Araras: IGM: 7,82.

Comments


Jornal Central

Este produto foi desenvolvido pelos alunos Alexandre Santos, Ana Paula Rodrigues, Camila Correa, Isabela Tesser, Gabriela de Ângelo e Laura Marcello.

©2023 por Jornal Central. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page