Preparação Psicológica de Atletas no Futebol
- Ana Paula Rodrigues
- 13 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de mar. de 2023
A importância do acompanhamento emocional para melhor rendimento em campo
Por Ana Paula Rodrigues
A preparação de atletas para o futebol vai muito além do treinamento físico e técnico. A saúde mental dos jogadores também é fundamental para um bom rendimento em campo, e é aí que entra a psicologia do esporte. Em uma entrevista com a psicóloga Emily Fernanda, que atua na preparação psicológica do time Mulekada Futsal, na cidade de Avaré-SP, foi possível entender como o acompanhamento e a preparação psicológica dos jogadores pode impactar diretamente desempenho em campo e fora dele.

Mulekada futsal em campo, ao lado do técnico e psicóloga Emily Fernanda.
Segundo a psicóloga, o trabalho da psicologia do esporte tem como objetivo lidar com questões como ansiedade, estresse, autocobrança excessiva, foco, atenção, comunicação, concentração, confiança e rendimento. Além disso, a preparação ajuda a diminuir o transtorno de ansiedade, trabalhando a forma como a pessoa interpreta as situações e auxiliando-a a tornar seus pensamentos mais condizentes com a realidade.
“No Brasil a importância do psicólogo esportivo ainda é negligenciada. No futebol, por exemplo, poucos clubes apresentam em seu corpo profissional psicólogos que acompanham individualmente ou coletivamente atletas ou equipe técnica. E poucos sabem que o psicólogo do esporte pode contribuir no desenvolvimento e rendimento do atleta dentro e fora de quadra/campo” afirma Emily.

Emily Fernanda, formada em Psicologia, responsável pela preparação psicológica dos atletas do Mulekada Futsal.
O trabalho do psicólogo do esporte é bem diferente da psicologia clínica, uma vez que ele atua dentro de campo e de maneira coletiva, acompanhando treinos, pré-jogos e competições. Quando se trata de algo coletivo, busca-se estratégias em conjunto com a equipe (atletas e equipe técnica), por meio de rodas de conversa ou dinâmicas. Quando algo é observado individualmente, busca-se estratégias junto com o atleta para entender o que está acontecendo. No entanto, a psicóloga ressalta que, em casos de questões particulares dos atletas que interferem em seu rendimento, é sugerido um acompanhamento clínico no consultório. Essas questões geralmente envolvem problemas de concentração e ansiedade, que afetam diretamente o desempenho em campo.
Para Emily, entender a necessidade dessa preparação é difícil para alguns atletas. Muitos se preocupam somente com a integridade física e se esquecem da saúde mental, mas quando esse trabalho é feito de maneira coletiva, é visto com menos preconceito. Quando se trata de algo individual, a maioria dos atletas se sentem inseguros em falar sobre seus sentimentos. A aceitação desse acompanhamento e a compreensão das adversidades são os maiores desafios, mas é dessa forma que os desafios são superados e a equipe pode alcançar resultados significativos. Ainda de acordo com as falas da psicóloga, a preparação psicológica dos atletas é bastante significante. Quando o jogador tem uma preparação psicológica adequada, ele consegue compreender melhor suas emoções e ter maior controle sobre elas. Isso possibilita o autocontrole dentro de campo e impede que essas adversidades interfiram no seu rendimento.
Estudos já comprovaram que equipes com preparo psicológico têm resultados mais significativos do que as que não têm esse acompanhamento. Portanto, a preparação psicológica de atletas é tão importante quanto a preparação física e técnica, e deve ser valorizada e integrada ao treinamento esportivo.
Além disso, a aceitação desse acompanhamento e a compreensão das adversidades são os maiores desafios, mas quando superados, podem trazer resultados significativos para a equipe. É importante ressaltar que a preparação psicológica não substitui o treinamento físico e técnico, mas sim complementa-o, tornando o atleta mais completo e preparado para enfrentar as competições.
Commentaires