SEMANA DO AUTISMO EM BAURU PROMOVEU INFORMAÇÃO E INCLUSÃO
- Camila Correa
- 19 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
O Lions Clube Bauru Autismo, em parceria com as Olimpíadas Especiais Brasil realizou entre os dias 27 de março e 2 de abril, a III Semana em prol do Autismo, onde ocorreram palestras presenciais e virtuais, encontro com familiares em um restaurante, evento com exposição de aristas, atividades lúdicas e esportivas e uma caminhada envolvendo mais de mil pessoas.

Crédito da Foto: Social Bauru
A semana foi totalmente dedicada à visibilidade e à conscientização a respeito do transtorno do espectro autista (TEA), que segundo a Organização Mundial da Saúde é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades, entre outras características.
Para iniciar a semana a convidada Beatriz Monte do Instituto Lagarta Vira Pupa abriu a com a palestra Anticapacitismo, junto com a Deputada Estadual Andrea Werner, em um evento presencial no auditório da OAB de Bauru. Ambas falaram da importância de discutir politicas publicas para os autistas.
Crédito da Foto: Social Bauru
Acesse as fotos da cobertura completa:
As lives, que ocorreram nas redes sociais e estão disponíveis no youtube, também ganharam destaque, trazendo temas relevantes e convidados especialistas que abordaram temas como:
LIVE- Inclusão Escolar
LIVE- Autismo na Infância
LIVE- TEA seus direitos e Esporte e Inclusão

Pensando no desafio emocional dos familiares, a organização também promoveu um momento de relaxamento com as familiares: o “BUTECAUT”, que foi um encontro, em um restaurante, junto com um bate papo especial com a convidada, a autista e ilustradora Mariana Komesu
Para Renata Ferregutti, mãe do Thomaz (autista), ativista e membro do Lions Bauru Autismo, que fez parte da organização, um evento como esse ajuda a criar conexões entre os pais e familiares, que passam pelos mesmos desafios.
Em seu depoimento em vídeo ela também destaca os pontos positivos da III Semana do Autismo, que mobilizou muitas pessoas e colocou o tema em evidencia na comunidade.
No sábado, a EXPOTEA foi marcada pela roda de conversa, com o convidado Lucas Atípico, que falou como é ser autista, suas vivencias, desafios e sua luta anticapacitista. O evento também promoveu atividades lúdicas e sensoriais, exposição de trabalhos dos Autistas: PEDRO SERRA (Arquiteto e Ilustrador Autista) e MARIANA KOMESU, (ilustradora, Escritora e Autista).
Crédito da Foto: Social Bauru
Nesse mesmo dia a equipe do CARITAS, que é uma organização da sociedade civil (OSC) que atende a população de bauruense desde 1964 e está ligada à Diocese de ci8dade, realizou o cadastramento e impressão da carteirinha do autista, que ajuda na sua identificação, e é um direito sustentado no decreto municipal que está disponível neste link: https://www2.bauru.sp.gov.br/materia.aspx?n=35245
O encerramento da semana foi marcado pela III Caminhada em prol do autismo, que ocorreu na na Avenida Getúlio Vargas, no período da manhã e contou com atividades esportivas, caminhada e foi finalizada com o Pupanique, um piquenique inclusivo realizado pela Instituto Lagarta Vira Pupa no Bosque da Comunidade. Várias famílias aproveitaram o momento para interagir e conhecer mais sobre a causa,
Crédito da Foto: Social Bauru
Para ilustrar a importância de semana veja o depoimento, em vídeo do Luan Henrique de Jesus da Costa, que é neuropsicopedagogo , e participou de quase todos os eventos.
Comments