Observatório Didático de Astronomia da UNESP promove eventos sobre Ciência e Astronomia em Bauru
- Ana Paula Rodrigues
- 29 de abr. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 3 de mai. de 2023
Eventos astronômicos desenvolvidos pelo Observatório Didático de Astronomia da UNESP promovem a popularização da ciência e astronomia na educação Bauruense

No último domingo, dia 23 de abril, o Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto” – da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru realizou um evento aberto ao público para falar sobre astronomia e promover atividades educativas. O evento contou com diversas atividades, como observação de corpos celestes, palestras, oficina infantil e exposições, e atraiu um grande público interessado em aprender mais sobre os fenômenos da ciência e astronomia. A iniciativa tem como objetivo principal incentivar o interesse pela ciência e uma forma de popularizar esse conhecimento, por meio dos eventos abertos ao público, além de disseminar informações científicas precisas e desmistificar crenças populares sobre a astronomia.

O projeto do Observatório Didático de Astronomia da UNESP teve início com a professora Rosa Scalvi. Já a ideia da promoção de eventos voltados à ciência e astronomia partiu da percepção do atual diretor do Observatório, o professor Rodolfo Langhi, de que havia a necessidade de aproximar as pessoas da astronomia, pois era uma ciência que despertava muita curiosidade e interesse em crianças, jovens e adultos. Diante disso, surgiu a ideia de fazer atendimentos e eventos abertos a todo o público da cidade de Bauru. Em entrevista ao Jornal Central, Langhi destacou que, atualmente, vivemos na era da informação, mas também cruzamos com uma grande proliferação de desinformações em diferentes âmbitos. Com o grande volume de informações divulgadas na internet, que muitas vezes podem ser equivocadas, concepções errôneas podem ser passadas de geração em geração. Por isso, para o professor, toda iniciativa que tem como objetivo aproximar as pessoas da ciência e do conhecimento é louvável.
O Observatório tem trabalhado para aproximar a astronomia do público em geral, independentemente da idade. Para isso, são realizados atendimentos públicos, normalmente aos fins de semana, com oficinas e palestras. Além disso, o Observatório também recebe escolas via agendamento prévio e realiza atendimentos em parceria com o Museu do Café em Piratininga. O objetivo é despertar a curiosidade e incentivar o letramento científico, contribuindo para a formação de cidadãos críticos. Ainda segundo o professor, a participação dos estudantes em eventos como esse é fundamental para a formação de novos entusiastas da ciência e da astronomia. Ele destaca que essa é uma ciência interdisciplinar, que pode ser usada em concordância com outras áreas como física, química, matemática, artes, história e filosofia, despertando interesse em crianças e adolescentes. Ainda afirma que a equipe que atua no Observatório é treinada para desenvolver atividades lúdicas para a atração do interesse das crianças e jovens.
Durante o evento, Denisson Guimarães do Carmo, bacharel em Física pela UNESP e divulgador científico na área de Tecnologia e Exploração Espacial no Observatório, deu uma palestra sobre o projeto JUICE, uma missão da Agência Espacial Europeia (ESA) que tem o objetivo de explorar as luas de Júpiter.

Quando questionado sobre a importância da interação entre a astronomia e a educação, Denisson destacou ser fundamental que o conhecimento produzido pelos pesquisadores possa ser adaptado e compartilhado com a sociedade, com uma linguagem acessível, para que seja possível maior popularização sobre o conhecimento científico. Segundo ele, é por meio dessa interação que é possível incentivar o interesse pela ciência e pela astronomia e mostrar a importância dessas áreas para o desenvolvimento da sociedade. Ele ressaltou que os recursos investidos em desenvolvimento tecnológico e científico precisam ser convertidos em benefícios para a população de maneira geral, e é por isso que a divulgação científica é tão importante.
Durante a conversa, ele também mencionou que a equipe do Observatório está adaptando materiais da missão JUICE para uma linguagem mais acessível, a fim de compartilhar com o público os principais objetivos dessa missão. Para ele, essa é uma forma de aproximar a ciência e a tecnologia da sociedade e de despertar o interesse dos jovens pela área. O físico ainda ressaltou o potencial da astronomia para inspirar os jovens a seguir carreiras tecnológicas e científicas. "A astronomia é uma das ciências mais primordiais da humanidade e está diretamente relacionada com o desenvolvimento da humanidade em si. Desde as antigas civilizações, como a egípcia, onde a observação do céu já era uma prática comum, e que contribuiu para definir o calendário que utilizamos hoje, colheitas e a fertilidade do solo, por exemplo", completou.
Denisson acredita que, apesar do avanço tecnológico, ainda existem muitas pessoas que se interessam pela astronomia e que ela é uma ciência multidisciplinar. Ou seja, para trabalhar nessa área, é necessário ter conhecimentos em diversas áreas, como física, química e matemática, o que pode incentivar os jovens a se aprofundarem nesses campos de conhecimento.

O evento, aberto ao público, contou participantes como o Bruno, de 34 anos, que levou a esposa e a filha de 6 anos. Ele destacou a importância de eventos como esse para o enriquecimento pessoal e para incentivar o interesse de crianças pela ciência e exploração espacial. "É uma oportunidade para as famílias terem uma experiência única e aprenderem mais sobre o espaço e a meteorologia". E finalizou: "A sensação é de muita satisfação em participar e aprender coisas novas".
Além do Bruno, quem também compartilhou suas experiências e impressões sobre o evento foi Valentine, de 13 anos, que se mostrou bastante empolgada com a palestra sobre a Missão JUICE e já sonha com o futuro: "Tenho o sonho de trabalhar na área de astronomia, em especial com astrofísica. E, participar de eventos como esse, é fundamental para agregar conhecimento e aprender mais sobre o universo". A empolgação e o interesse da jovem na área foram inspiradores para muitos que estavam presentes e reforçaram a importância de incentivar o interesse das crianças e jovens pela ciência e pela exploração espacial.

Por fim, para continuar se envolvendo com o Observatório e outros projetos de popularização da ciência e astronomia após o evento, na cidade de Bauru, o público pode participar das oficinas de construção de telescópios, que ocorrem semanalmente às terças-feiras, com o senhor Lionel José Andriatto, um dos membros fundadores do Observatório, entusiasta astronômico e construtor amador de telescópios. Também é possível verificar o calendário de eventos e atividades desenvolvidos pela instituição nos perfis oficiais das redes sociais, acessando @obsbauru.
A participação de estudantes e membros da comunidade em geral em palestras, observações astronômicas e outras atividades oferecidas pelo observatório contribui para a formação de uma cultura científica na cidade de Bauru e pode inspirar futuros cientistas e pesquisadores. Essas iniciativas são fundamentais para o desenvolvimento da educação na região e devem ser apoiadas e incentivadas.
Comments